top of page

CRIATIVIDADE É PARA TODOS!

ree

Todas as pessoas tem a capacidade de criar, sendo indispensável o estímulo e o acesso ao novo e ao desconhecido. Ao imaginar, é possível criar fantasias pela ação de formar imagens, contar histórias, nas quais podem se incluir sons e experiências cinestésicas.



Vivências arteterapêuticas auxiliam o sujeito a construir ou reconstruir sua própria história através da imaginação e a se descobrir como personagem e protagonista da sua própria história. É por meio dessa construção através das formas e figuras criadas que ele se visualiza fora de si, e passa a conhecer seu próprio mito pessoal. Através dele, adquire autonomia e criatividade, ampliando assim seu arcabouço simbólico e estruturante da sua psique.



Por meio de sua capacidade de instigar as manifestações do imaginário, a Arteterapia possibilita o crescimento e essa transformação de dentro para fora, pois, ao oferecer oportunidades para o ser se expressar por meio do fazer artístico, contribui para que a imaginação, a fantasia e a realidade se relacionem. A partir daí, é que nascerão símbolos para que haja contato com questões que precisam ser acessadas, compreendidas ou modificadas.



Para penetrar o universo criado pela arte é importante proporcionar a experimentação de diferentes elementos e sensações para criar, inventar, tecer e dar forma. Cada material ativa uma experiência única em cada ser a depender de suas memórias afetivas e cabe ao profissional arteterapeuta conduzir o processo de modo que ele busque respostas, solucione problemas ou simplesmente se abra para novas descobertas.



Sendo assim, visto que a criatividade é uma capacidade inata, se for explorada de maneira correta, pode oferecer condições para o sujeito se comunicar melhor, seja interna ou externamente. O fazer artístico conduzido pelo profissional arteterapeuta proporciona mudanças e pode impulsionar diferentes funções e habilidades, envolvendo os sistemas motor, sensorial, cognitivo e emocional.



 
 
 

Comentários


bottom of page